sábado, 14 de abril de 2012

UFPA discute cotas e leituras obrigatórias


A Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Coperps/UFPA) esteve reunida para avaliar os vestibulares dos últimos cinco anos na UFPA e para definir alguns detalhes, já para o próximo ano, de ingresso na graduação da Federal paraense, o PS 2013. Dentre as novidades estão a ampliação e a consolidação de uma política de cotas da Universidade e a definição de uma nova lista de leituras recomendadas para a prova de Literatura e Língua Portuguesa.
De acordo com o que explica o assessor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor Mauro Magalhães, a política de cotas que, há cinco anos, a UFPA vem adotando, iniciou com a prioridade voltada aos candidatos oriundos da escola pública e dos que se declaram negros. Posteriormente, a UFPA estendeu a política com a criação de vagas (2), por acréscimo, em cada curso de Graduação, para povos indígenas e, a partir do ano de 2011, passou a adotar também o acréscimo de uma vaga, em cada curso, destinada a candidatos deficientes.
A novidade discutida e aprovada no âmbito da Coperps para o ano de 2013 serão as cotas para quilombolas, ou seja, para descendentes de escravos negros refugiados em quilombos, sujeita, entretanto, à aprovação do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), instância na qual será discutida ainda nesse mês de abril.
A proposta destina duas vagas para indígenas, quilombolas e portadores de deficiência em cada Curso de Graduação ofertado pela Instituição. As vagas não preenchidas serão extintas. Já o critério para a cota cor e para estudantes de escola pública continua o mesmo, sendo 50% das vagas da Instituição destinadas a candidatos oriundos de escola pública, dos quais 40% reservadas para a disputa dos que se declararem negros.
A Coperps propõe a consolidação dessa política de ações afirmativas por meio de regulamentação em uma única resolução. (Com informações da Ascom/UFPA)
LEITURAS
Com relação à lista de leituras obrigatórias, a Coperps decidiu equiparar algumas leituras a serem cobradas na prova da UFPA com as que serão cobradas na prova da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Retomaram-se alguns títulos já presentes na lista e retiraram-se outros, para otimizar a vida dos candidatos, mas a lista somente deverá ser divulgada após submissão ao Consepe, provavelmente, no dia 24 de abril.  (Diário do Pará)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu email.