quarta-feira, 25 de abril de 2012

Horário de estudos. Como Fazer?


É certo e sabido que a maioria dos alunos só se lembra de estudar na véspera dos testes... e as coisas complicam-se. A elaboração de um bom horário de estudo pode ser uma forma eficaz de melhorar a aprendizagem e de alcançar o sucesso escolar.
As aulas começaram. Com elas, os TPC e a necessidade de estudar diariamente. Muitos estudantes só se lembram disso na véspera dos testes. Depois... vêm as dores de barriga. Os pais podem ajudá-los, acompanhando-os na elaboração de um horário de estudo e responsabilizando-os pelo seu cumprimento. Eis algumas regras a seguir:

- Deve ser feita uma análise cuidada do horário das aulas e de outras atividades (natação, dança, etc.). De entre os tempos livres, serão selecionados os mais adequados ao estudo em casa.
- Diariamente é necessário fazer revisões da matéria dada nas aulas desse dia e os TPC. Por isso, essas disciplinas precisam de ser contempladas no horário de estudo.
- Nos dias em que há muitas aulas, não se pode estudar muito em casa. Por isso, as tarefas prioritárias são as indicadas no ponto anterior.
- Nos dias em que há menos aulas, podem ser previstos tempos de estudo mais longos. Além das tarefas indicadas no ponto dois, o aluno poderá executar trabalhos mais demorados, rever ou praticar matérias em que tenha mais dificuldades ou preparar-se para testes, com a antecedência necessária, distribuindo a matéria por vários dias.
- O estudo deve ser iniciado por uma disciplina de dificuldade média (para "aquecer o motor"), seguindo-se as mais difíceis ou de que se gosta menos e deixando-se para o fim (quando já se está mais cansado) as mais fáceis.
- Os períodos de estudo não devem ultrapassar os 20 a 40 minutos, dependendo da idade do estudante. Entre esses períodos deverão existir pequenas pausas de 5 minutos, durante as quais não se deve ver televisão ou jogar computador, atividades que irão quebrar o ritmo de estudo e prolongar o intervalo em demasia.
- O horário de estudo deve respeitar as necessidades do estudante. Alguns precisam de estudar mais tempo do que outros.
- O horário de estudo deve ser realista. Não vale a pena combinar estudar a uma hora em que o jovem quer ver o seu programa de televisão preferido. Claro que se todos os programas de televisão forem "preferidos", é necessário que os pais sejam firmes.
- O horário de estudo deve ser do conhecimento de toda a família e respeitado por todos. O estudante compromete-se a estudar. Os pais comprometem-se a facilitar-lhe a criação de um ambiente de estudo favorável, sem ruídos nem interrupções.

Em artigos futuros, abordaremos a importância do ambiente de estudo para uma boa concentração e daremos sugestões nesse domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu email.