Para uma
fácil compreensão, até porque o tema é bem complexo e abrangente, semiótica é o estudo do
processo de significação na natureza e na cultura, entretanto, somente no
início do século XX começou a adquirir o status de ciência e autonomia. Às
vezes a semiótica é considerada parte da lingüística, outras vezes o inverso, e
outras vezes ainda não é considerada parte da linguística. Por ter uma ênfase
grande na natureza social dos sistemas de signos [signo
é tudo o que tem sentido, um significado, é tudo que nos liga ao mundo]
examinados ela tende a ser extremamente crítica e abstrata, outra definição
mais simples seria: semiótica é o estudo dos signos, ou seja, as representações
das coisas do mundo que estão em nossa mente. A semiótica ajuda a entender como
as pessoas interpretam mensagens, interagem com os objetos, pensam e se
emocionam.
Ela
estuda o que fica entre o objeto e sua representação, encara a interface com um
meio de comunicação, e dando ênfase não apenas ao comportamento e apresentação
dos objetos, e sim ao seu significado, no campo de estudo dessa ciência
existem, dois grande teóricos que desenvolveram suas teorias sobre a semiótica,
Ferdinand Saussure: é geralmente visto como o iniciador do estruturalismo,
Saussure fez da anatomia e estrutura da linguagem algo que poderia ser
analisado e estudado, outro que desenvolveu outra teoria foi o americano,
Charles Peirce, seus estudos levaram ao que ele chamou de Categorias do
Pensamento e da Natureza, ou Categorias Universais do Signo:
a
primeiridade (corresponde ao acaso, ou o fenômeno no seu estado puro que
se apresenta à consciência);
a secundidade (corresponde à ação e reação, é o conflito da consciência com o fenômeno, buscando entendê-lo);a terceiridade (ou o processo, a mediação. É a interpretação e generalização dos fenômenos).
a secundidade (corresponde à ação e reação, é o conflito da consciência com o fenômeno, buscando entendê-lo);a terceiridade (ou o processo, a mediação. É a interpretação e generalização dos fenômenos).
Diferentemente de Saussure,
Peirce concebeu o signo como a partir de uma tripla divisão:
representâmen (aquilo que funciona como signo para quem o percebe);objeto (aquilo que é referido pelo signo);interpretante (o efeito do signo naquele – ou naquilo, incluindo outros seres vivos ou dispositivos comunicativos inumanos como os computadores – que o interpreta Pesquisando na internet encontrei um breve resumo, sobre as três correntes principais do desenvolvimento da semiótica.Semiótica peirceana - interessa-se pela universalidade epistemológica e metafísica: "uma teoria sígnica do conhecimento que busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo" (Santaella, 1983, p.14).Semiótica estruturalista/Semiologia (Saussure; Lévi-Strauss; Barthes; Greimas) – interessa-se principalmente pelos signos verbais. Mais recentemente, pelo processo de significação (teoria da significação). Semiótica russa ou semiótica da cultura (Jakobson; Hjelmslev; Lotman) - interessa-se pela linguagem, literatura e outros fenômenos culturais, como a comunicação não-verbal e visual, mito, religião.
representâmen (aquilo que funciona como signo para quem o percebe);objeto (aquilo que é referido pelo signo);interpretante (o efeito do signo naquele – ou naquilo, incluindo outros seres vivos ou dispositivos comunicativos inumanos como os computadores – que o interpreta Pesquisando na internet encontrei um breve resumo, sobre as três correntes principais do desenvolvimento da semiótica.Semiótica peirceana - interessa-se pela universalidade epistemológica e metafísica: "uma teoria sígnica do conhecimento que busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo" (Santaella, 1983, p.14).Semiótica estruturalista/Semiologia (Saussure; Lévi-Strauss; Barthes; Greimas) – interessa-se principalmente pelos signos verbais. Mais recentemente, pelo processo de significação (teoria da significação). Semiótica russa ou semiótica da cultura (Jakobson; Hjelmslev; Lotman) - interessa-se pela linguagem, literatura e outros fenômenos culturais, como a comunicação não-verbal e visual, mito, religião.
Lendo
tantas teorias, sobre este assunto até parece que essa disciplina, não passa de
uma mera filosofia, sem aplicação prática, no começo da leitura sobre este
tema, fica bem difícil a compreensão pra que nunca teve contato com esse
assunto como eu, mais a partir do momento, que comecei a pesquisar sobre a
semiótica, vejo que é uma ciência bastante respeitada em meio ao cinema,
publicidade, desin gráfico, e em nossa vida em geral percebemos que é constante
a presença dessa ciência, tanto na linguagem verbal, com a não verbal, dando a
sentido a nossa compreensão sobre alguma coisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu email.