terça-feira, 17 de abril de 2012

Introdução a Semiótica



            Para uma fácil compreensão, até porque o tema é bem complexo e abrangente, semiótica é o estudo do processo de significação na natureza e na cultura, entretanto, somente no início do século XX começou a adquirir o status de ciência e autonomia. Às vezes a semiótica é considerada parte da lingüística, outras vezes o inverso, e outras vezes ainda não é considerada parte da linguística. Por ter uma ênfase grande na natureza social dos sistemas de signos [signo é tudo o que tem sentido, um significado, é tudo que nos liga ao mundo] examinados ela tende a ser extremamente crítica e abstrata, outra definição mais simples seria: semiótica é o estudo dos signos, ou seja, as representações das coisas do mundo que estão em nossa mente. A semiótica ajuda a entender como as pessoas interpretam mensagens, interagem com os objetos, pensam e se emocionam.
                Ela estuda o que fica entre o objeto e sua representação, encara a interface com um meio de comunicação, e dando ênfase não apenas ao comportamento e apresentação dos objetos, e sim ao seu significado, no campo de estudo dessa ciência existem, dois grande teóricos que desenvolveram suas teorias sobre a semiótica, Ferdinand Saussure: é geralmente visto como o iniciador do estruturalismo, Saussure fez da anatomia e estrutura da linguagem algo que poderia ser analisado e estudado, outro que desenvolveu outra teoria foi o americano, Charles Peirce, seus estudos levaram ao que ele chamou de Categorias do Pensamento e da Natureza, ou Categorias Universais do Signo:
a  primeiridade (corresponde ao acaso, ou o fenômeno no seu estado puro que se apresenta à consciência);
a secundidade (corresponde à ação e reação, é o conflito da consciência com o fenômeno, buscando entendê-lo);a terceiridade (ou o processo, a mediação. É a interpretação e generalização dos fenômenos).
Diferentemente de Saussure, Peirce concebeu o signo como a partir de uma tripla divisão:
representâmen (aquilo que funciona como signo para quem o percebe);objeto (aquilo que é referido pelo signo);interpretante (o efeito do signo naquele – ou naquilo, incluindo outros seres vivos ou dispositivos comunicativos inumanos como os computadores – que o interpreta Pesquisando na internet encontrei um breve resumo, sobre as  três correntes principais do desenvolvimento da semiótica.Semiótica peirceana - interessa-se pela universalidade epistemológica e metafísica: "uma teoria sígnica do conhecimento que busca divisar e deslindar seu ser de linguagem, isto é, sua ação de signo" (Santaella, 1983, p.14).Semiótica estruturalista/Semiologia (Saussure; Lévi-Strauss; Barthes; Greimas) – interessa-se principalmente pelos signos verbais. Mais recentemente, pelo processo de significação (teoria da significação). Semiótica russa ou semiótica da cultura (Jakobson; Hjelmslev; Lotman) - interessa-se pela linguagem, literatura e outros fenômenos culturais, como a comunicação não-verbal e visual, mito, religião.
                Lendo tantas teorias, sobre este assunto até parece que essa disciplina, não passa de uma mera filosofia, sem aplicação prática, no começo da leitura sobre este tema, fica bem difícil a compreensão pra que nunca teve contato com esse assunto como eu, mais a partir do momento, que comecei a pesquisar sobre a semiótica, vejo que é uma ciência bastante respeitada em meio ao cinema, publicidade, desin gráfico, e em nossa vida em geral percebemos que é constante a presença dessa ciência, tanto na linguagem verbal, com a não verbal, dando a sentido a nossa compreensão sobre alguma coisa.

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