Emanuel Júlio Leite
Santarém - Em 1994, Alter do Chão recebeu um presente inesperado. Foi
destaque no Jornal Nacional, em reportagem produzida pelo jornalista Marcelo
Canellas. Vem daquela ocasião o termo ‘Caribe da Amazônia’. Foi algo
absolutamente impensado para vila de pescadores que, na ocasião, era apenas
conhecida no estado do Pará e arredores.
O ‘presente’ aconteceu em função de o repórter estar na região para
levantar material para uma reportagem sobre a pistolagem em Itaituba, que
alarmava o povo do oeste do Pará. Antes de voltar ao Rio de Janeiro, o
jornalista passou por Santarém e cedeu a um convite dos funcionários da TV
Tapajós para conhecer Alter do Chão. Uma vez lá o jornalista se encantou.
Depois que a matéria foi ao ar a antiga vila de pescadores passou a ser
conhecida em todo o Brasil.
E no Brasil, tirando as cidades mais importantes do eixo sul e sudeste,
as que ganham projeção turística acontecem dessa maneira. Foi assim na novela
Água Viva, na década de 1980, com cidades pequenas do estado do Ceará. Foi
assim com o Pantanal. É assim com tantas outras que, ao longo dos últimos anos,
ganham espaços importantes dentro de produções cinematográficas e televisas.
Não é à toa que o Rio de Janeiro detém o desejo da maioria de turistas
nacionais e estrangeiros quando o assunto é conhecer o Brasil. A grande
exposição na mídia seduz corações e mentes. Nem mesmo os problemas com
violência, em função das desigualdades sociais, incomodam a intenção de
turistas em potencial. São as novelas as divulgadoras de toda hora. São os
cenários exibidos em abundância que despertam o desejo de conhecer aqueles
lugares paradisíacos.
E quanto ao resto? O restante das cidades depende dessa exposição da
mídia para terem os seus encantos conhecidos. Mas somente a exposição resolve?
É claro que não... Um município para desenvolver no ponto de visto do turismo
precisa estar envolvido em um planejamento sério, com o devido comprometimento
das autoridades quanto ao assunto.
Santarém está preparada? Muitos podem perguntar... Santarém foi
trabalhada, entre 2009 e 2011, como município referência em ecoturismo, pelo
Ministério do Turismo. O município está envolvido, também pelo MTur, entre os
65 municípios indutores de turismo no Brasil. Faz parte do Polo Tapajós,
considerado importante para o desenvolvimento do turismo no estado do Pará.
Está na programação do PRODETUR (Programa de Desenvolvimento do Turismo no
estado do Pará) para receber investimentos em capacitação de mão de obra e
infraestrutura.
Como fato importante e animador quanto ao desenvolvimento do turismo em
Santarém é a Copa do Mundo de 2014, mesmo uma das sedes da Copa não ser realizada
em Belém. Manaus, mesmo sendo do estado do Amazonas, deve, pela proximidade,
proporcionar um fluxo interessante no período dos jogos. Os efeitos do evento
serão sentidos antes e depois do maior evento esportivo do planeta.
E o que mais pode acontecer com Santarém? O cinema e a televisão estão
dando ótimas chances de o município se projetar no cenário turístico nacional.
Através de filmes rodadas aqui, como Tainá 3 e Eu receberia as piores notícias
de seus lindos lábios (estrelado por Camila Pitanga), a novela Amor, Eterno
Amor, que vai ao ar em março de 2012, amplificam a condição de Santarém,
através de Alter do Chão, colocar o seu nome nas mentes do povo brasileiro e de
outras plagas.
Em uma nova produção da TV Globo Santarém é contemplada. Na série “As
Brasileiras”, que mostra o Brasil de Norte a Sul, a produção mostra a vida de
mulheres espalhadas pelos quatro cantos do país. Além da trama, existe toda uma
realidade a ser mostrada ao longo de um país que evidencia o seu gigantismo e
também a sua riqueza cultural. No episódio ‘A Selvagem de Santarém’, a chance
de o Brasil ver uma parte da Amazônia, tão poucas vezes mostrada em suas
sutilezas.
A televisão cumpre um papel de diminuir diferenças ao mostrar o Brasil
como um todo. Um país que precisa ser visto para se revelar. Um país que é
muito mais do que Rio de Janeiro e São Paulo. Um país que também é Amazônia,
tão fartamente defendida, em função de seus imensos recursos naturais. Ao
mostrar a Região Norte, a TV Globo joga holofotes sobre uma região que
necessita de atenção para desenvolver. Ao receber a atenção da mídia Santarém
passa a sonhar, com mais força, pela possibilidade de merecer a atenção do
governo federal sobre investimentos em turismo, por exemplo, pois sabidamente
essa é a vocação maior desta região.
Que o Brasil nos conheça através da telinha. Que o governo reconheça que
necessitamos de investimentos para nos agarrarmos a atividades econômicas
sustentáveis.
(*) Formado em Administração de empresa, mas atua desde 1995 na área de
jornalismo voltado à temática do turismo.
FONTE: NOTAPAJOS
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