segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Abertas as inscrições para Institutos Temáticos da UFOPA



A Pró-reitoria de ensino de graduação (PROEN) informa que estão abertas as inscrições para os discentes que desejam ingressar nos Institutos Temáticos da UFOPA.
O período de inscrição é de 29/10/2012 a 9/11/2012 e deve ser feito através da página pessoal do discente no SIGAA, disponível no sítio http://sigaa.ufopa.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do.
Para realizar a inscrição, o discente deve estar cadastrado no SIGAA. Após realizar o cadastro, o discente deve seguir as orientações contidas AQUI.

Comunicação/UFOPA

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

II Encontro Acadêmico do CFI será realizado no dia 26



A coordenação do Módulo Interação na Base Real (IBR) do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da UFOPA promove, no dia 26 de outubro de 2012, o II Encontro Acadêmico do CFI. O evento faz parte das atividades desenvolvidas pelas turmas no IBR, cujo objetivo é integrar práticas de pesquisa e extensão durante a formação inicial dos alunos. Este primeiro contato com a pesquisa busca interligar o aprendizado teórico com a intervenção em comunidades locais, rurais e urbanas, através de projetos que têm acompanhamento de professores da UFOPA.
II Encontro Acadêmico do CFI terá início às 8h, no Auditório do Campus Tapajós, com a palestra “A Universidade e suas relações com a sociedade: pesquisa científica como base para o desenvolvimento econômico, social e ambiental”, ministrada pela Profa. Dra. Iracenir Andrade dos Santos, do CFI.
O encontro seguirá até a noite, com apresentações orais e de pôsteres dos alunos que estão concluindo o Módulo IBR. O evento é aberto a todo o público. Confira a  programação completa
FONTE : Ufopa.edu.br


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ÁGUA FONTE DE VIDA


A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca do conforto implica necessariamente em um aumento considerável das necessidades diárias de água.
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.

Observando os dados abaixo, percebemos que precisamos começar a utilizar a água de forma prudente e racional, evitando o desperdício e a poluição, pois:

- Um sexto da população mundial, mais de um bilhão de pessoas, não têm acesso a água potável;
- 40% dos habitantes do planeta (2.400 milhões) não têm acesso a serviços de saneamento básico;
- Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a um saneamento e higiene deficientes;
- Segundo a ONU, até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.

A ÁGUA NO MUNDO

No dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade.

A Terra possui 1,4 milhões de quilômetros cúbicos de água, mas apenas 2,5% desse total é doce. Os rios, lagos e reservatórios de onde a humanidade retira o que consome só correspondem a 0,26% desse percentual. Daí a necessidade de preservação dos recursos hídricos. Em todo mundo, 10% da utilização da água vai para o abastecimento público, 23% para a indústria e 67% para a agricultura.

A água doce utilizada pelo homem vem das represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar (após um processo chamado dessalinização). A água para o consumo é armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d'água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos. Antes de voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios.

A ÁGUA NO BRASIL

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da Terra, ou seja 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d'água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.

Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no Nordeste, onde a falta d'água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.

Além disso, os rios e lagos brasileiros vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade da água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica e no Pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

UFOPA :alunos e professores ganham Sistema Acadêmico virtual


A direção do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFOPA convida a comunidade universitária a participar do lançamento oficial do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA – Módulo Graduação. A cerimônia será realizada nesta segunda-feira (22), às 14h, no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém/PA.
 O novo sistema tem como objetivo auxiliar estudantes, professores e técnicos nas diversas atividades relacionadas à graduação, dando mais agilidade à rotina da universidade através da realização dos principais procedimentos online. O Módulo Graduação do SIGAA será composto por três portais:
O novo sistema tem como objetivo auxiliar estudantes, professores e técnicos nas diversas atividades relacionadas à graduação, dando mais agilidade à rotina da universidade através da realização dos principais procedimentos online. O Módulo Graduação do SIGAA será composto por três portais: - Portal Docente, através do qual o professor poderá visualizar as turmas às quais está vinculado e realizar operações como lançamento de frequência e de notas, diário de turma, exibição de grade de horários e gerenciamento de planos de curso;
- Portal Discente, que permitirá ao aluno realizar matrículas, acompanhar suas notas, emitir certificados e acessar material digital disponibilizado pelos professores;
- e Portal Coordenação de Graduação, por meio do qual o coordenador do programa terá acesso a operações, como solicitação de matrículas e ofertas de turmas.
Sobre o Sistema
O SIGAA/UFOPA terá, futuramente, outros módulos: Pós-graduação (stricto e latu sensu); Submissão e Controle de Projetos e Bolsistas de Pesquisa; Submissão e Controle de Ações de Extensão; Submissão e Controle de Projetos de Ensino (monitoria e inovações); Registro e Relatórios de Produção Acadêmica dos Docentes e Atividades de Ensino a Distância; além de um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

Como acessar
Os usuários poderão acessar o SIGAA através do endereço www.sigaa.ufopa.edu.br ou através do Portal da UFOPA, clicando no banner rotativo do sistema, localizado na parte superior da página inicial.

Treinamento
Professores e técnicos das unidades acadêmicas da universidade passarão por treinamento com a equipe responsável pela implantação do SIGAA para compreender os recursos oferecidos pelo sistema. O calendário ainda será definido.
Fonte: Ascom/UFOPA

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Confira funcionamento dos bancos


O horário brasileiro de verão inicia a partir de 0 hora de domingo, 21, apenas nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Mesmo com esse horário não vigorando nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, alguns serviços mudam em decorrência da alteração de hora em Brasília, como é o caso das instituições bancárias.Já a partir de segunda-feira, 22, primeiro dia útil após o início do horário de verão, os bancos em Santarém abrirão e fecharão uma hora mais cedo, ou seja, aqueles bancos que iniciam o atendimento externo a partir de 10 horas e encerra às 15 horas, deverão abrir às 9 horas e fechar às 14 horas.
“A gente pede aos clientes que estão acostumados com o auto-atendimento, como os depósitos, até 15 horas, se quiser que esse depósito caia no mesmo dia, eles tem que tomar o cuidado em antecipar esse horário de depósito. Isso significa que os clientes vão poder depositar até às 14 horas para que o depósito seja efetivado no mesmo dia”, informou o gerente bancário, Laurenir Magalhães.

Com informações de Rômulo D’Castro
FONTE::::

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Concurso de Alenquer oferece 619 vagas


A Prefeitura de Alenquer (PA) divulgou edital de concurso público para 619 vagas vagas em cargos de nível fundamental completo e incompleto, médio/técnico e superior. Os salários variam de R$ 622 a R$ 3.653,23.

Os cargos de nível superior são para técnico nível superior nas funções de assistente social, psicólogo, nutricionista, agrônomo, engenheiro florestal, engenheiro civil, administrador, contador, biólogo, médico-veterinário, otorrinolaringologista, pediatra, clínico geral, ginecologista, obstetra, ortopedista, dermatologista, cardiologista, fisioterapeuta, enfermeiro, especialista em educação, professor das disciplinas de português, língua inglesa, matemática, história, educação física, ciências biológicas, geografia e artes.

As vagas de nível médio e técnico são para assistente administrativo, assistente administrativo nas funções de técnico em contabilidade, digitador, técnico em arrecadação de tributos, técnico agrícola e técnico em enfermagem, assistente técnico nas funções de técnico em laboratório, agente sanitário e professor - pré-escolar ao 5º ano - ensino fundamental.
Os postos de nível fundamental completo e incompleto são para auxiliar de serviços gerais nas funções de servente, vigia, jardineiro e gari, auxiliar de operações, edificações e portaria nas funções de pedreiro, carpinteiro, soldador, eletricista predial, mecânico de máquinas pesadas, motorista de veículos leves, operador de máquinas pesadas, mecânico de automóveis leves e mecânico de motos, auxiliar administrativo, apoio administrativo educacional nas funções de agente de segurança do patrimônio educacional, agente de manipulação de alimentação escolar e servente educacional.
As inscrições podem ser feitas no período de 3 de outubro a 12 de novembro pelo site www.fadesp.org.br. A taxa é de R$ 35 para nível fundamental incompleto, R$ 40 para nível fundamental completo, R$ 50 para nível médio e R$ 60 para nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 9 de dezembro, das 8h às 12h para os cargos de nível fundamental completo e superior, e das 14h30 às 18h30 para nível fundamental incompleto e médio. Ainda haverá prova de títulos para os professores.

Confira a tabela de cargos, o edital completo e faça sua inscrição aqui.

Manifestantes desocupam Belo monte


Após oito dias de ocupação no Sítio Pimental, um dos canteiros de obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, as atividades de construção do empreendimento foram retomadas na manhã desta quinta-feira (18). Foram dois dias de negociação entre a diretoria da Norte Energia e índios, pescadores e ribeirinhos, que decidiram deixar o local após a empresa se comprometer em construir escolas e postos de saúde para a população da região.
Entre as reivindicações dos indígenas, estão a construção de postos de saúde e escolas, além de informações sobre a reforma da Casa do Índio. Pescadores e ribeirinhos pedem à empresa alternativas de trabalho e apoio a tentativa de revogar a Instrução Normativa do Ibama, que proíbe a pesca de espécies do rio.Após a Norte Energia assegurar o atendimento das reivindicações das comunidades, os manifestantes deixaram o canteiro de obras e cerca de 900 trabalhadores retomaram as atividades.
As reuniões da Norte Energia com os manifestantes foram coordenadas pelos procuradores da Fundação Nacional do Índio (Funai), Leandro Santos da Guarda, e pela procuradora do Incra, Analice Uchoa Cavalcanti, com a presença de representantes do Ibama, do Ministério Público Federal e da Defensoria Pública do Estado do Pará.A área estava ocupada desde 8 de outubro e a empresa informa que, apesar da paralisação das obras, o cronograma do empreendimento está mantido.

Minicurso na UFOPA


O projeto de pesquisa e extensão “Mapeamento das Casas e Terreiros de Religiões de Matriz Afro-brasileira na cidade de Santarém/Pará” – coordenado pela professora Carla Ramos, do Centro de Ciências da Sociedade (ICS) da UFOPA – promoverá, nos dias 22 e 23 de outubro de 2012, o minicurso “Patrimônio Cultural Afro-brasileiro e o Estudo das Relações Raciais no Brasil”. O curso será ministrado pela professora Alessandra Lima, consultora daUNESCO/IPHAN – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O objetivo da ação é promover reflexão sobre a importância do reconhecimento do patrimônio cultural afro-brasileiro nos processos de constituição de identidades e de combate ao racismo. O público-alvo são educadores – especialmente professores da rede pública –, estudantes das diversas áreas, membros das comunidades de terreiros e demais interessados no assunto.
Para mais detalhes sobre os objetivos do evento e os temas que serão abordados no minicurso, clique AQUI.
Inscrições
O minicurso será realizado das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos dias 22 e 23, na sala 304 do Amazônia Boulevard (Av. Mendonça Furtado, 2946). As inscrições serão feitas gratuitamente nos dias e no local do evento. As vagas são limitadas. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail:carlotaramos@yahoo.com.br
Jussara Kishi – Comunicação/UFOPA

UFOPA promove oficinas


Como desenvolver projetos e estratégias didático-pedagógicas para o ensino de ciências? Esta e outras dúvidas e questionamentos na elaboração de projetos pedagógicos para o ensino de ciências nas séries iniciais são o foco de duas oficinas realizadas pelo subprojeto “Práticas inovadoras no ensino de Ciências e Matemática”, financiado pelo programa “Novos Talentos” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Ao todo serão oferecidas 30 vagas para oficinas de projetos escolares e 25 vagas para oficinas de estratégias didático-pedagógicas para o ensino de ciências nas séries iniciais. Podem participar das oficinas de projetos escolares, os professores que atuam em sala de aula na rede municipal ou estadual de ensino, na área de Ciências da Natureza. Já das oficinas de estratégias didático-pedagógicas poderão participar os professores que atuam em salas de aula da rede municipal de ensino fundamental na cidade de Santarém (PA).
As inscrições para as oficinas podem ser feitas na sala do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (ICED), no Campus Rondon, no período de 18 a 26 de outubro. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar propostas de projetos que deverão ser aplicados na escola durante o 3º e o 4º bimestres na escola onde o candidato atuar como professor. O resultado final dos selecionados para as oficinas será divulgado no dia 31 de outubro, no mural da UFOPA do Campus Rondon e também na Internet.
Mais informações pelo telefone (93) 2101-3609 e pelo e-mail ufopa.cpadc@gmail.com. Confira o edital de seleção e as fichas de inscrição.
Talita Baena – Comunicação/UFOPA

ENEM LOCAL DE PROVA

CONFIRA SEU LOCAL DE PROVA NO LINK

http://www.enem.inep.gov.br/

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

União estável em maior numero no Brasil


Mais de um terço das uniões no Brasil são consensuais, sem casamento civil ou religioso. De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados do Censo de 2010, este tipo de relacionamento aumentou de 28,6%, em 2000, para 36,4% do total, no último levantamento.No mesmo período, o percentual de unidos por casamento civil e religioso caiu de 49,4% para 42,9%. Em 2010, as ligações somente por casamento civil representavam 17,2% do total de relacionamentos. As uniões registradas apenas pelo casamento religioso, segundo o IBGE, eram 3,4%.O estudo mostra que a união sem formalização é mais frequente em classes sociais mais baixas, representando 48,9% das ligações na população com rendimento de até meio salário mínimo, e entre brasileiros de até 39 anos. Conforme o rendimento do casal aumenta, a representatividade da união estável consensual diminui.O Amapá foi o estado que apresentou o maior percentual de uniões consensuais: 63,5% do total de pares. Minas Gerais teve o menor, com 25,9%. O Censo apontou ainda que este tipo de união é mais escolhido por pretos (46,6%) e por pardos (42,6%).
Número de divorciados quase dobra
O percentual de brasileiros que viveram uma relação estável e que, no último estudo, já não tinham mais esse tipo de relacionamento subiu de 11,9%, em 2000, para 14,6%, em 2010. O Rio de Janeiro é o estado com o maior percentual de habitantes nesta situação, representando 17,5% do total do país.Os dados mostram que os solteiros continuam sendo mais da metade da população brasileira: eram 54,8% do total, em 2000, e passaram a representar 55,3% da população, de acordo com o último levantamento. Estado civil e religião
A parcela da população que é casada tanto no civil quanto no religioso – 49,4% do total dos brasileiros, em 2000 – caiu para 42,9%, em 2010. Nesses 10 anos, também diminuiu o grupo unido apenas em casamento religioso – de 4,4% para 3,4% – e somente no civil – de 17,5% para 17,2%. Segundo o IBGE, o grupo de desquitados caiu um pouco - de 1,9% para 1,7% entre 2000 e 2010. Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal estão entre os estados com maior número de divorciados: 4,1%, 4,1% e 4,2%, respectivamente. O menor percentual desta categoria foi percebido no Maranhão, onde apenas 1,2% dos moradores se disseram divorciados. Em relação a 2000, o percentual de pessoas separadas aumentou de 11,9% para 14,6%, em 2010. Também houve redução no grupo que disse que nunca teve nenhum tipo de união – de 38,6% para 35,4% entre 2000 e 2010. O percentual de pessoas que viviam com o cônjuge passou de 49,5%, em 2000, para 50,1%, em 2010. O número de casados caiu, passando de 37% para 34,8% entre 2000 e 2010. O percentual de divorciados quase dobrou em uma década: representavam 1,7%, em 2000, e chegaram a 3,1%, em 2010.
Casamento e idade
O estudo do IBGE mostra que a média de idade com que os brasileiros se casam é de 24,4 anos. Os homens se casam, em média, com 25,9 anos. As mulheres, aos 23 anos. O Sudeste apresentou a média de idade mais alta ao casar, de 24,8 anos. Nesta região, os homens se casam, em média, aos 26,7 anos, e as mulheres, aos 23,8 anos.

Os jovens, em sua maioria, nunca casaram. Mais de 96,8% dos homens e 90% das mulheres com idades entre 10 e 19 anos afirmaram que não estavam unidos.
No caso dos idosos (com 60 anos ou mais), o percentual de mulheres que nunca formalizou uma união foi mais elevada (7,4%) do que a dos homens na mesma faixa etária (4,6%). As diferenças também são marcantes para a população entre 20 a 29 anos: 53,6% dos homens e 38,5% das mulheres nesta faixa etária não viviam e nunca viveram em união.

Parceiros da mesma cor
A radiografia da população feita pelo IBGE aponta que os brasileiros buscam pessoas da mesma raça ou cor para cônjuges. Em 2010, 69,3% das pessoas de 10 anos ou mais estavam unidas a alguém do mesmo grupo étnico, enquanto que, em 2000, esse percentual era 70,9%.
O comportamento foi percebido de forma mais forte entre os brancos (74,5%), pardos (68,5%) e indígenas (65,0%). Conforme o estudo, 45,1% dos pretos estavam unidos alguém do mesmo grupo étnico, sendo que os homens pretos tenderam a escolher mulheres pretas em menor percentual (39,9%) do que as mulheres pretas escolhem os homens do mesmo grupo (50,3%).
No que se refere à escolaridade, 68,2% dos brasileiros estavam unidos a parceiros do mesmo nível de instrução, número superior aos 63% registrados em 2000. Em 2010, 51,2% das mulheres com nível superior completo estavam unidas a homens desse mesmo grupo, enquanto só 47% dos homens com esse nível de instrução estavam unidos a mulheres do mesmo grupo.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cursos Gratuitos em Stm


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes) abre hoje (11) novas inscrições para cursos gratuitos em Santarém. As capacitações serão em: informática básica, caixa informatizado, designer gráfico básico, gestão de empresas e departamento pessoal e informática básica para melhor idade. Nessa nova etapa, serão ofertadas 120 vagas distribuídas nos horários da manhã e tarde. Os cursos iniciam na próxima semana, mais precisamente no dia 15 de outubro e se estenderão até 14 de dezembro deste ano. Os cursos serão disponibilizados pelo Telecentro de Informação e Negócios – TIN, que é um espaço gerido pelo poder público municipal para utilização de computadores conectados à internet, oferta de cursos e treinamentos, presenciais e à distância, a todos os segmentos empreendedores e comunidade local. As inscrições serão realizadas somente nesta quinta-feira (11) no horário de 8h às 12h, na sede da Semdes, localizada na avenida Curuá-Una, 42 – Santa Clara.

Fonte: Com informações de PMS